O comércio eletrônico mundial tem crescido rapidamente nos últimos anos e isso tende a continuar. De acordo com o relatório “E-commerce B2C 2021” do eMarketer, o comércio eletrônico mundial deve crescer cerca de 17,5% em 2021, alcançando uma receita de mais de 4 trilhões de dólares. Isso é mais de três vezes o crescimento do comércio eletrônico em relação aos níveis pré-pandemia de 2019.
A pandemia tem sido um fator importante no aumento do comércio eletrônico, com muitas pessoas evitando lojas físicas e optando por comprar online. Além disso, muitas empresas foram forçadas a aumentar sua presença online devido às restrições de comércio.
O crescimento do comércio eletrônico também é impulsionado pelo aumento do uso de smartphones e dispositivos móveis. De acordo com o relatório “Mobile E-commerce 2021” do eMarketer, cerca de 72,9% de todas as compras online serão feitas por meio de dispositivos móveis em 2021. Isso reflete a tendência crescente de compras “on-the-go” e a facilidade de comprar online usando dispositivos móveis.
Outro fator importante no crescimento do comércio eletrônico é a expansão do comércio cross-border, ou seja, as compras feitas por consumidores em outros países. Isso é impulsionado pelo aumento do uso de plataformas de comércio eletrônico internacionais, como Amazon e Alibaba, e pelo aumento do uso de meios de pagamento digitais, como PayPal e Alipay.
Além disso, o crescimento do comércio eletrônico também é impulsionado pelo aumento da confiança dos consumidores em comprar online. Isso é impulsionado pela melhoria dos sistemas de segurança online e pela oferta de opções de devolução e troca fáceis.
Em resumo, o comércio eletrônico mundial continua a crescer rapidamente e isso tende a continuar. A pandemia tem sido um fator importante no aumento do comércio eletrônico, mas o crescimento também é impulsionado por fatores como o aumento do uso de dispositivos móveis, a expansão do comércio cross-border e o aumento da confiança dos consumidores em comprar online.