Pixar libera versão gratuita de seu software de animação

O estúdio de animação Pixar lançará em breve a versão gratuita do software utilizado para o desenvolvimento de suas animações. RenderMan é a ferramenta que a Pixar desenvolveu pra trabalhar na criação de filmes como Toy Story, Procurando Nemo e Carros, e agora estará disponível para todos.

Segundo a ALT1040, o software estava disponível por meio de compra de uma licença e também com acesso limitado gratuito por meio de uma versão de teste, a desvantagem neste caso eram as marcas d’água e a restrição de tempo de uso. Mas, a partir de agora, a grande novidade é que a Pixar anunciou que em breve vai lançar uma versão completa e grátis. Sem dúvida uma importante decisão e grande notícia para aqueles interessados nesta área. O primeiro passo para obter o RenderMan é preencher o formulário localizado no site, onde posteriormente será informado os próximos passos a serem seguidos. O site também específica como a versão gratuita deve ser utilizada :

Com o lançamento RenderMan será gratuito para uso não-comercial. Exemplos de casos de uso não-comercial, avaliações, aprendizagem pessoal, experimentação, pesquisa e desenvolvimento de ferramentas e plug-ins para o RenderMan.

O RenderMan é a tecnologia que a Pixar desenvolve com seus vários colaboradores. A tecnologia tem sido premiada pelos progressos que trouxe para a indústria da animação. Na verdade revolucionou a animação, criando a possibilidade de realismo com o desenvolvimento da profundidade em cada pixel. Para você ter uma ideia, em 2013 a Academia informou que 19 dos 21 filmes que ganharam o Oscar de melhores efeitos visuais usaram RenderMan.

Ed Catmull é um nome relevante na história do RenderMan, uma vez que é um dos criadores desta tecnologia. Atualmente é presidente de  Walt Disney Animation Studios e da Pixar Animation Studios e que em seus anos de universidade criou o Z-Buffer, o primeiro algoritmo que realiza a profundidade de cada pixel na tela. Isto tornou possível que imagens complexas pudessem ser criadas no computador, e agora está integrada em máquinas de computador e jogos de videogame.

Como produto RenderMan foi lançado há pouco mais de 25 anos. Agora a Pixar aposta em lançar sua tecnologia para as pessoas que tenham interesse em aproveitar-se de um software como este e fazer seus projetos com a ferramenta de um dos mais importantes estúdios de animação.